TOXINA BOTULÍNICA: TRATAMENTO EFICAZ PARA RUGAS
- Dr. Eliel Messias
- 17 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de jul. de 2023
Você está se preocupando com as rugas e linhas de expressão que estão aparecendo no seu rosto? Calma, VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!
Muitas pessoas entre 24 e 57 anos começam a notar esses sinais de envelhecimento à medida que se aumenta a idade.
A boa notícia é que existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a reduzir e melhorar a aparência, promovendo rejuvenescimento.
A toxina botulínica é normalmente chamada de Botox®, por ser uma das primeiras marcas autorizadas no Brasil. Atualmente temos outras marcas, como Dysport®, Xeomin®, Nabota®, Botulim®, Botulift® e Prosigne®.
Todas elas têm sua origem comum na toxina gerada pela bactéria Clostridium botulinum. Essa toxina tem ação direta na interrupção da comunicação entre o músculo e a acetilcolina, que é um neurotransmissor que participa na contração muscular.
A toxina botulínica é um tratamento seguro e eficaz para controle e prevenção de rugas, desde que realizado em uma clínica especializada em tratamentos estéticos. A aplicação ocorre em torno de 15 a 20 minutos. O procedimento além de rápido e eficaz, promove resultados visíveis em poucas semanas.
Mas como de fato funciona? A atuação da toxina botulínica é restrita a região aplicada, fazendo com que não ocorra contração muscular naquele local, pois age bloqueando temporariamente os impulsos nervosos que controlam a força muscular.
Geralmente, seus efeitos, tem duração entre 3 a 6 meses. Essa durabilidade pode ser afetada por fatores individuais, como:
Metabolismo muscular;
Uso de alguns medicamentos;
Tabagismo;
Rotina de atividades físicas, dentro outros.
As regiões mais comuns do rosto para tratamento com toxina botulínica são o terço superior (testa), o terço médio (ao redor dos olhos) e o terço inferior (canto da boca). Os locais de tratamentos mais comuns para correção e prevenção são:
Pés de galinha: rugas finas, que formam-se ao redor dos olhos quando sorrimos;
Linhas de expressão na testa: rugas horizontais que formam-se na testa ao realizamos a expressão de espanto;
Ruga do Bravo: rugas horizontais entre os olhos, que formam-se ao realizarmos expressão de "bravo";
Linhas de marionete: rugas verticais que formam-se ao redor da boca ao sorrirmos;
Código de barras: rugas verticais que formam-se ao fazermos "biquinho" ao falar;
Sorriso gengival: ao sorrir o lábio superior sobe, deixando a gengiva em evidência;
Queixo celulítico: rugas que formam-se ao falar ou sorrir.
Portanto, os benefícios do tratamento com a toxina botulínica para as rugas e linhas de expressão vão além da estética, permitindo um rejuvenescimento natural e a melhora na autoestima.
E você? Se interessou em fazer o tratamento com a toxina botulínica? Converse com um especialista para saber se esse é o tratamento certo para você.
@dr.elielmessias

Comments