A INFLUÊNCIA DO CICLO CIRCADIANO NO GANHO DE PESO
- Dr. Eliel Messias
- 28 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
O ciclo circadiano é um ritmo biológico de aproximadamente 24 horas que regula uma variedade de funções corporais, incluindo o sono, a alimentação, o metabolismo e a temperatura corporal. É controlado por um grupo de células no cérebro chamado núcleo supraquiasmático (SCN).
Essas células são sensíveis à luz e ajusta seu ritmo de acordo com a exposição à luz natural. Quando você está exposto à luz, envias sinais para outras partes do corpo para acordar e se preparar para o dia. Quando você está no escuro, enviam sinais para outras partes do corpo para relaxar e se preparar para dormir.
Os horários de alimentação também afetam o ciclo circadiano.
Comer em horários regulares ajudam a manter o equilíbrios das células de controle, isso garante que o corpo esteja produzindo as quantidades adequadas de hormônios para manter o metabolismo e a saúde em geral.
Por outro lado, comer em horários irregulares ou comer grandes refeições à noite pode perturbar o ciclo circadiano e aumentar o risco de ganho de peso, obesidade e outros problemas de saúde.
Mas afinal, de que forma o ciclo circadiano influencia o metabolismo? De várias maneiras, por exemplo, o SCN controla a produção de hormônios, como a leptina e a grelina, que regulam o apetite. Quando está desajustado, pode levar a alterações no apetite e no metabolismo, o que pode contribuir para o ganho de peso.
O ciclo circadiano também influencia a atividade das enzimas que metabolizam os nutrientes. Por exemplo, a atividade da enzima glicólise é maior durante o dia do que à noite. Isso significa que o corpo é mais eficiente na queima de calorias durante o dia do que à noite.
Atitudes que você pode fazer para manter o seu ciclo circadiano sincronizado e melhorar a saúde geral.
Estabeleça um horário regular de sono e acorde todos os dias na mesma hora, mesmo nos finais de semana;
Evite a luz artificial antes de dormir, como a luz do celular, do computador e da TV;
Crie um ambiente relaxante para dormir, como um quarto escuro, silencioso e fresco;
Faça exercícios regularmente, mas evite fazê-los próximo a hora de dormir;
Faça refeições saudáveis em horários estipulados com intervalos ajustados para você;
Gerencie o estresse.
Seguindo essas dicas, você pode ajudar a manter o ciclo circadiano sincronizado. Por isso, se você sente necessidade de melhorar a sua saúde, uma boa estratégia é buscar ajuda profissional especializada e corrigir o que pode estar afetando seu ciclo circadiano.
@dr.elielmessias
Comments